quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Bispos mais lonjevos

Publicamos na presente matéria uma curiosidade muito interessante, trata-se de três bispos, o primeiro o mais lonjevo de todo o mundo, o segundo o mais lonjevo que exerceu seu ministério no Brasil e o último o mais lonjevo que nasceu e exerceu seu ministério no Brasil no Brasil.

Dom Antoine Nguyen Van Thien é um bispo vietnamita nascido em 13 de março de 1906, possuindo assim 105 anos de idade, sendo o mais lonjevo bispo da Igreja Católica. Nascido em Cai Con, Thien foi ordenado sacerdote em 20 de fevereiro de 1932. Foi nomeado bispo de Vinh Long, em novembro de 1960, e recebeu a consagração episcopal em 22 de janeiro do ano seguinte. Thien renunciou nessa posição em 1968 e foi nomeado Bispo Titular de Hispellum no mesmo mês. Tornou-se o bispo mais antigo de vida da Igreja Católica em 06 de outubro de 2005, com a morte de Ettore Cunial com a idade de 99 anos.






Dom Armando Cirio OSJ (Calamandrana, 30 de março de 1916) é um sacerdote católico brasileiro, atual Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Cascavel, Paraná. Ordenou-se sacerdote no ano de 1934, na cidade italiana de Asti, onde exerceu diversas atividades no seu apostolado, como diretor de orfanato, diretor de escola e professor diocesano. Chegou ao Brasil no ano de 1947 e atuou como vigário na cidade paulista de Botucatu e Apucarana, no Paraná. Em 28 de agosto de 1960 recebeu sua ordenação episcopal e assumiu a Diocese de Toledo, no Paraná. Em 1978 transferiu-se para a recém criada Diocese de Cascavel, da qual foi seu primeiro Bispo, e em 1979, com a elevação para Arquidiocese, seu primeiro Arcebispo.
Sua renúncia por idade deu-se em 27 de dezembro de 1995, quando foi substituído foi Dom Lúcio Ignácio Baumgaertner.

Reside na cidade que o acolheu, onde exerce funções sacerdotais na Paróquia Sâo José Operário.
Seu lema é "Ardere et illuminare" (Arder e iluminar).



Dom Jaime Luiz Coelho é um bispo católico brasileiro e Arcebispo Emérito de Maringá. Filho de João Amélio Coelho e Guilhermina Cunha Coelho, nasceu em 26 de julho de 1916 na cidade paulista de Franca. Fez o seminário menor em Campinas, cursando depois Filosofia e Teologia no Seminário Central do Ipiranga, na cidade de São Paulo. Recebeu a ordenação presbiteral na Catedral de Ribeirão Preto, em 7 de dezembro de 1941. Foi vigário cooperador da Catedral, secretário geral do bispado e chanceler da Cúria diocesana. Em 1944, foi designado cura da Catedral. No dia 3 de dezembro de 1956, aos 40 anos, foi designado bispo da recém-criada diocese de Maringá-PR. A ordenação episcopal ocorreu em 20 de janeiro de 1957 na Catedral de Ribeirão Preto. Dois messes depois, Dom Jaime assumiu seu novo cargo, empossado no dia 24 de março de 1956.

Em 16 de outubro de 1979, com a criação da Província Eclesiástica e elevação de Maringá a arquidiocese, foi promovido a arcebispo metropolitano. Sua posse como arcebispo deu-se em 20 de janeiro de 1980.
Em 11 de julho de 1997, depois de 40 anos em frente a Arquidiocese de Maringá, Dom Jaime entregou o comando daquela região a Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger. Seu lema é "In Omnibus Christus" (Cristo em todos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...