quinta-feira, 17 de maio de 2012

Um Pouco da História de Nossa Arquidiocese - Dom Joaquim Gonçalves de Azevedo

Dom Joaquim Gonçalves de Azevedo
Retornamos hoje com nossa coluna “Um pouco da História de nossa Arquidiocese” com um fato que é mais uma curiosidade, pois se trata da primeira sagração episcopal em nossas terras. Isto é, trata-se da primeira vez que um padre foi elevado a plenitude do sacerdócio na amazônia, como não poderia ser diferente, esta cerimônia se deu na Catedral de Belém, sendo sagrado bispo o Cônego Joaquim Gonçalves de Azevedo.

Joaquim Gonçalves de Azevedo nasceu em 19 de fevereiro de 1814 em São Francisco Xavier de Turi-Açu, Maranhão. Foi ordenado sacerdote em 19 de abril de 1837 pelo bispo do Pará Dom Romualdo de Souza Coelho, sendo elevado a Vigário Geral de Belém em janeiro de 1862 por Dom Antônio de Macedo Costa. Em 25 de setembro de 1865 é nomeado 7˚ bispo de Goiás, sendo sagrado em julho de 1866 por Dom Antônio de Macêdo Costa, tendo como assistentes Dom Luís Antônio dos Santos, bispo do Ceará; e Dom Manoel Antônio Medeiros, bispo de Pernambuco. Ficou como bispo de Goiás até 19 de dezembro de 1876 quando foi nomeado 18˚ Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, recebeu o pálio arquiepiscopal em 29 de abril de 1877 e faleceu dia 6 de novembro de 1879 aos 65 anos. Vale ressaltar que quando de sua morte ainda era bispo do Pará seu sagrante Dom Antônio de Macêdo Costa, este que em 26 de junho de 1890 veio a sucedê-lo no sólio de primaz do Brasil.

Referências:

ROCHA, Hugo de Oliveira. A Catedral de Belém: Resumo Histórico e momento atual. Belém: Editora Falangola, 1992, p. 136.

RAMOS, Alberto Gaudêncio. Cronologia Eclesiástica do Pará. Belém: Editora Falângola, 1985.

Um comentário:

  1. É sempre bom conhecer mais da história eclesiástica, sobretudo da nossa história do Pará, pois isso nos ajuda a compreender melhor os dias atuais. Parabéns pela postagem.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...