sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Memória da Dedicação das basílicas de São Pedro e São Paulo

“Vós os fizestes príncipes sobre toda a terra; vosso nome será lembrado de geração em geração. E os povos vos louvarão por todos os séculos” Antífona de Entrada.

A basílica Vaticana de São Pedro, eregida por Constantino no século IV sobre o túmulo do apóstolo Pedro e consagrada pelo Papa Silvestre, foi demolida no século XVI, uma vez que estava ameaçada de ruína; no mesmo local foi logo reconstruída outra mais esplêndida que Urbano VIII reconsagrou a 18 de novembro de 1626.

Análoga sorte coube à basílica de São Paulo, consagrada pelo papa Siríaco no século IV. Em 1823 um incêndio devastou grande parte do edifício, cuja reconstrução exigiu cuidados de quatro pontífices. Pio IX reconsagrou a nova basílica a 10 de dezembro de 1854, cercado de um grupo de cardeais, bispos, clero e fiéis, reunidos em Roma para a solene proclamação do dogma da imaculada conceição da Mãe de Deus.

Já no século XII se celebrava, na basílica vaticana de São Pedro e na de São Paulo na via Ostiense o aniversários das respectivas dedicações. Esta comemoração estendeu-se posteriormente a todas as igrejas do rito romano. Assim como no aniversário da basílica de Santa Maria maior (5 de agosto) se celebra a maternidade da Santíssima Virgem Mãe de Deus, assim neste dia se veneram os dois príncipes dos apóstolos de Cristo, São Pedro e São Paulo.

Reconstituição da antiga basílica de São Pedro
Interior da antiga Basílica de São Pedro

Átrio da antiga basílica de São Pedro

Gravura do nova basílica já com as colunatas

Fachada da basílica de São Pedro atualmente

Interior da basílica  de São Pedro atualmente
Fachada da basílica de São Paulo

Interior da basílica de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...