quarta-feira, 25 de julho de 2012

Pe. Francisco Silva é eleito superior geral dos Barnabitas

Pe. Francisco Silva junto ao antigo superior geral Pe. Giovanni Villa

Revmo. Pe. Francisco Chagas Santos da Silva, foi eleito padre geral dos Barnabitas para o sexênio 2012-2018. Nascido em Irituia, Estado do Pará, Brasil, a 24 de novembro de 1960, é primeiro brasileiro eleito para tal cargo, dentre as funções que exerceu, foi pároco da Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, estando durante anos a frente do preparativos do Círio de Nazaré.

Ele estará a frente de uma das mais antigas ordens religiosas da igreja, que foi fundada por Santo Antônio Maria Zaccaria,  e tem três institutos: o Clérigos Regulares de São Paulo ou Barnabitas (para os religiosos); o Freiras Angélicas de São Paulo (para as religiosas); e o Leigos de São Paulo (para os leigos).

O apelido "barnabitas" vem porque a primeira casa-madre era na Igreja de São Barnabé, em Milão, até 1622, quando foi transferida para Roma.

A aprovação à nova ordem foi dada pelo Papa Clemente VII em 18 de fevereiro de 1533. Os barnabitas chegaram ao Brasil em 1903 em dois grupos. O primeiro grupo assumiu o Seminário Diocesano de Belém. O outro grupo estabeleceu-se em Petrolina. No ano seguinte, registra-se a presença barnabita em Bragança. Em 1906, asssumem a Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém. Em 1909, assumiram a construção de uma nova igreja e onde hoje dirigem a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, responsável pela maior festa religiosa do país: o Círio de Nazaré.

Um comentário:

  1. PROSELITISMO DA MISÉRIA no meu amado Pará. Esse fanatismo visceral que move centenas de milhões de DESALMADOS para Belém para serem espezinhados uns pelos outros no "CORDÃO DA SANTA" enquanto os BENFEITORES CATÓLICOS ficam no ANDAR DE CIMA.
    Essa imundície faz de Belém uma das piores urbanizações brasileiras. Comparem-na com Goiânia. Que discrepância! Goiânia é de 1942 enquanto Belém é de 1616. Enquanto a ICAR tiver hegemonia em Belém e com o FINGIMENTO, que lhe é peculiar, alimentar esse FANATISMO, Belém será só desordem, desigualdade extrema.
    FRANCISCO DE LIMA GOMES
    f_l_gomes@hotmail.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...