quinta-feira, 9 de janeiro de 2014
Josefinos de Murialdo
CONGREGAÇÃO DE SÃO JOSÉ - Josefinos de Murialdo
Foi fundada por São Leonardo Murialdo no dia 19 de março de 1873, em Turim na Itália. Chamam-se “Josefinos’, porque a Família de Nazaré, em especial São José, é o modelo onde a congregação foi buscar suas inspirações originais. Josefinos de Murialdo porque o fundador foi São Leonardo Murialdo.
Seu empenho apostólico se endereça preferencialmente à educação e promoção de crianças, adolescentes e jovens pobres, órfãos e abandonados, diremos hoje, em situação de risco pessoal e social, sendo para eles amigos, irmãos e pais.
Sua atuação se faz em obras sociais, paróquias, centros educativos, centros de formação profissional, casas-famílias (abrigos), oratórios, escolas. Voltam-se, sobretudo, para os bairros populares, periferias de centros urbanos, fazendo de suas obras e paróquias centros de irradiação e animação da promoção humana, social e cristã.
Atualmente a congregação está presente: Na Europa (Itália, Espanha, Albânia, Romênia); na Ásia (Índia); na África (Guiné Bissau, Serra Leoa, Gana); na América (Estados Unidos, México, Equador, Colômbia, Argentina, Chile e Brasil)
Josefinos no Brasil
No Brasil os Josefinos de Murialdo chegaram em 05 de janeiro de 1915, procedente da Itália, aportando na Estação de Quinta, Rio Grande, RS; depois Jaguarão, RS, mais tarde em Pelotas e por fim, em Ana Rech, Caxias do Sul.
Os sacerdotes Pe. Oreste Trombem e Pe. Giuseppe Longo foram os dois primeiros josefinos que apostaram em terras brasileiras em 1915. Em março do mesmo ano chegaram também o Pe. Umberto Pagliari e o Ir. Ermenegildo Guerrini.
Antes de ser tornar província, a Congregação no Brasil viveu diversas etapas:
Primeira: a presença dos Josefinos no Brasil foi institucionalizada inicialmente como Missão, de 1915 até 1935, com sede em Jaguarão;
Segunda: de 1935 a 1937, vice-província do Brasil, com sede no Brasil, abrangendo também a Argentina;
Terceira: de 1938 a 1946, a província da América Latina, com sede em Buenos Aires.
A instituição da Província Brasileira do Imaculado Coração de Maria ocorreu no dia 26 de outubro de 1946, com sede em Caxias do Sul, RS.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário