sábado, 4 de janeiro de 2014

Solenidade da Epifania do Senhor


Epifania, como dizem os gregos, é a segunda solenidade no tempo do Natal. Jubilosos celebramos com a Santa Igreja a entrada solene de Cristo-Rei no mundo, na humanidade e na alma de cada um de nós. O que nascera no silêncio da noite de natal, manifesta-se agora aos olhos do mundo. O rei da eterna glória entra em sua cidade, a nova Jerusalém, a Santa igreja.

Os ofícios litúrgicos, especialmente o da madrugada, Laudes, falam de uma tríplice manifestação de Jesus. Diz a Antífona: “Hoje o esposo celestial se uniu a Igreja, porque o Cristo lavou no Jordão os crimes dela”. No batismo de Jesus, o Pai eterno deu testemunho a seu filho: “Este é o meu filho, a ele deveis ouvir”. “Os magos se apressam para as núpcias do Rei, com as suas dádivas”. Com os magos, somos também nós convidados a apresentar a nossa dádiva: o dom de nós mesmos.

Oferecemo-nos com o Cristo e recebemos o Cristo. A vida interior do cristão é uma reprodução da vida de Cristo. Este é a finalidade desta festa, assim como Jesus se manifestou aos magos, pedimos que se manifeste a cada cristão, pela luz da fé.

Santa Missa da Epifania do Senhor

Antífona da entrada: Eis que veio o Senhor dos senhores; em suas mãos, o poder e a realeza (Ml 3,1; 1Cr 19,12).

Oração do dia

Ó Deus, que hoje revelastes o vosso filho às nações, guiando-as pela estrela, concedei aos vossos servos e servas, que já vos conhecem pela fé, contemplar-vos um dia face a face no céu. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Sobre as oferendas

Ó Deus, olhai com bondade as oferendas da vossa Igreja, que não mais vos apresenta ouro, incenso e mirra, mas o próprio Jesus Cristo, imolado e recebido em comunhão nos dons que o simbolizam. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona da comunhão: Vimos a sua estrela no Oriente e viemos com presentes adorar o Senhor (Mt 2,2).

Depois da comunhão

Ó Deus, guiai-nos sempre e por toda parte com a vossa luz celeste, para que possamos acolher com fé e viver com amor o mistério que nos destes participar. Por Cristo, nosso Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...