Amanhã, o Sando Padre criará 19 novos membros para o Colégio Cardinalício. Isto se dará numa bela cerimônia cuja origem é muito antiga, tendo seu cerne, quase que inaltareado, na medida em que o ato de impor o Barrete ou o Galero no neo-cardeal é antiquissimo. Dentre os vários fatos que chamam a atenção um tem particular destaque, primeiro pelo virtudes que ele exorta e segundo pelo fato de não ser usado a um certo tempo. Trata-se da tapeçaria de Sua Santidade o Papa Clemente VII que retratam Justiça, Fé e Caridade, que durante muito tempo foi componente inevitável da solenes consistórios públicos.
A tapeçaria é um trabalho maravilhoso executado pelo artista flamengo Pieter van Aelst, entre 1523 e 1534, foi tradicionalmente colocado no retábulo do trono papal durante muitos rituais, certamente para sublinhar as virtudes da Fé, Justiça e Caridade que devem ornar o Pontífice Romano. Em seguida, a original foi substituída por uma cópia, que foi usada até as reformas litúrgicas empreendidas pelo Servo de Deus Paulo VI. Se um dia ela voltará a ser usada, isto não sabemos, por outro lado, as virtudes da Justiça, Fé e Caridade sempre estarão representadas nos príncipes da Santa Igreja.
Fotos da Tapeçaria:
Fé, Justiça e Caridade
Detalhe da Tapeçaria
Fotos da Tapeçaria em uso:
Consistório Público oficiado pelo Papa Pio XI
Atrás do Trono Papal a Tapeçaria
Consistório Público oficiado pelo Papa Pio XII
Fotos de vários Consistórios onde a Tapeçaria foi usada:
Vídeo do Consistório Público realizado no dia 18 de fevereiro de 1946 por Sua Santidade o Papa Pio XII, no qual estão os Eminentíssimos brasileiros Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, Arcebispo de São Paulo, e Dom Jaime de Barros Câmara, Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro. Além do Núncio Apostólico no Brasil Benedetto Aloisi Masella.
Ó Glorioso São Tarcísio, que agora no céu, estás gozando o prêmio de teu amor a Deus, de fidelidade e proteção constante à Santa Eucaristia. Abençoa nossas famílias, nossa comunidade paroquial, os servidores do Altar e a todos os que buscam em ti, o amor e a coragem de lutar por Jesus Cristo e dá-Lo a conhecer aos demais.
Quero neste dia, imitar tua bravura e as outras virtudes necessárias para servir com dedicação ao Altar de Jesus e à sua Igreja, receber com o coração puro a Santa Eucaristia e cumprir com perfeição meus deveres de cristão.
Livra-me de tudo o que possa me separar do amor de Deus e do próximo, ilumina e fortalece meu coração para que conhecendo a vontade santa do Senhor, possa responder “sim” à vocação que Ele me preparou, e assim eu possa ser feliz agora e por toda eternidade. Amém.
Quer ver seu grupo aparecer aqui no nosso blog “MInistrare et dare anima suam” pertencente aos Servidores do Altar da Arquidiocese de Belém? Então baixe o formulário e preencha com as informações do seu grupo paroquial de Servidores do Altar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário