sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Consistório para Criação de Cardeais

Amanhã, o Sando Padre criará 19 novos membros para o Colégio Cardinalício. Isto se dará numa bela cerimônia cuja origem é muito antiga, tendo seu cerne, quase que inaltareado, na medida em que o ato de impor o Barrete ou o Galero no neo-cardeal é antiquissimo. Dentre os vários fatos que chamam a atenção um tem particular destaque, primeiro pelo virtudes que ele exorta e segundo pelo fato de não ser usado a um certo tempo. Trata-se da tapeçaria de Sua Santidade o Papa Clemente VII que retratam Justiça, Fé e Caridade, que durante muito tempo foi componente inevitável da solenes consistórios públicos.

A tapeçaria é um trabalho maravilhoso executado pelo artista flamengo Pieter van Aelst, entre 1523 e 1534, foi tradicionalmente colocado no retábulo do trono papal durante muitos rituais, certamente para sublinhar as virtudes da Fé, Justiça e Caridade que devem ornar o Pontífice Romano. Em seguida, a original foi substituída por uma cópia, que foi usada até as reformas litúrgicas empreendidas pelo Servo de Deus Paulo VI. Se um dia ela voltará a ser usada, isto não sabemos, por outro lado, as virtudes da Justiça, Fé e Caridade sempre estarão representadas nos príncipes da Santa Igreja.

Fotos da Tapeçaria:

Fé, Justiça e Caridade


Detalhe da Tapeçaria

Fotos da Tapeçaria em uso:

Consistório Público oficiado pelo Papa Pio XI

Atrás do Trono Papal a Tapeçaria

Consistório Público oficiado pelo Papa Pio XII


Fotos de vários Consistórios onde a Tapeçaria foi usada:














Vídeo do Consistório Público realizado no dia 18 de fevereiro de 1946 por Sua Santidade o Papa Pio XII, no qual estão os Eminentíssimos brasileiros Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, Arcebispo de São Paulo, e Dom Jaime de Barros Câmara, Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro. Além do Núncio Apostólico no Brasil Benedetto Aloisi Masella.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...