segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Os Cerimoniários Pontifícios e suas funções – Parte V

Foto Oficial de 2009


Os Cerimoniários Pontifícios têm a função de ajudar o Mestre das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice na preparação e zelo das Cerimônias Pontifícias. A eles também compete zelar pelas celebrações litúrgicas que ocorrem no período de vacância da Santa Sé por mandato do Colégio Cardinalício. 
De acordo com a Constituição Apostólica Pastor Bonus, os Cerimoniários Pontifícios são nomeados pelo Secretário de Estado da Santa Sé por um período de cinco anos, podendo ser reconduzido ao cargo. 
Nas celebrações presididas pelo Papa, um Cerimoniário Pontifício auxilia o Santo Padre no altar junto ao Mestre de Cerimônias, enquanto outros Cerimoniários coordenam os outros ofícios da Celebração Litúrgica (p. ex. reger o Diácono do Evangelho, coordenar a procissão das oferendas, acompanhar os co-celebrantes e conduzi-los até os seus devidos lugares, entre outros - fotos), nessas ocasiões os Cerimoniários Pontifícios vestem uma sobrepeliz sobre a batina violácea.




Os Cerimoniários Pontifícios são chamados pelo próprio Mestre de Cerimônias para auxiliar os cardeais em algumas cerimônias como: consistórios, tomada de posse do título de Cardeais ou Diaconias, Santas Missas ou em alguma solenidade especial e nas celebrações realizadas em nome do Santo Padre. É nomeado para cada Cardeal, desde a sua criação em Consistório, um Cerimoniário Pontifício, que se ocupa em auxiliá-lo nas celebrações realizadas em Roma de acordo a necessidade. Compete ainda, aos Cerimoniários Pontifícios a preparação das ordenações episcopais e bênção de abades que sejam realizadas em Roma, sob a orientação do Mestre de Cerimônias do Sumo Pontífice. Por ventura, por mandato do Santo Padre, pode ser enviado para organizar outras celebrações dentro ou fora de Roma.

Mons. Stefano com o Cardeal Koch na cerimônia de tomada de posse da diaconia romana de Nostra Signora del Sacro Cuore (01.01.11)




Leia também:
O Departamento das Celebrações do Sumo Pontífice – Parte I
O Mestre das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice – Parte II
O atual Mestre de Cerimônias do Sumo Pontífice, Mons. Guido Marini – Parte III
O Grande Magistri Caeremoniarum Enrico Dante – Parte IV
Os Cerimoniários Pontifícios e suas funções – 
Parte V
Os atuais Cerimoniários Pontifícios – Parte VI
__________________________________________________ 
Elaboração: Cassio Pessoa 
Revisão: Mário Ribeiro 
Fontes da pesquisa: Cattolici Romani e site oficial da Santa Sé

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...