sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Voz de Nazaré: Novo bispo anuncia a esperança

O padre africano Teodoro Mendes Tavares, de 47 anos, tem larga experiência pastoral na Amazônia. Preocupado com questões ambientais e dogmáticas, o escolhido por Bento XVI afirma que é preciso cultivar o sentimento de fraternidade na Igreja.
Jovem e com um vasto currículo acadêmico, o novo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém é também o primeiro presbítero africano nomeado para o episcopado em toda a história da Igreja no Brasil. Padre Teodoro Mendes Tavares nasceu em Cabo Verde, onde se fala português, e será sagrado bispo aos 47 anos. Em suas primeiras palavras após o anúncio oficial, o sacerdote destacou a surpresa pela nomeação. “Não estava esperando algo assim, fiquei agraciado e com o sentimento de responsabilidade muito grande. Pela fé e disponibilidade missionária, eu aceito este pedido”, disse.
Segundo padre Teodoro ainda não está definido as suas atividades em Belém, porém, ele chega com uma só intenção: servir. “Estou aqui para servir a Igreja e colaborar com Dom Alberto. Vamos trabalhar juntos e unidos, espero aprender muito com ele e com todos que integram esta família”. 
O novo bispo fala, ainda, sobre seu carinho e respeito pela população amazônica, com a qual conviveu até o ano passado. Ele atuou na prelazia de Tefé, no Amazonas, por 17 anos. “A Amazônia representa muito, pelo território, pelo povo e com a graça de Deus levaremos a missão à frente. Naturalmente que as dificuldades não são poucas, contudo, serão superadas trabalhando juntos. É um povo bom e amigo, é uma graça ter sido missionário nesse local e estou feliz por continuar a missão, agora como bispo”.
Segundo ele, que atualmente mora em Central Falls, nos Estados Unidos, as questões sociais e ecológicas que mais preocupam hoje são o desmatamento da floresta. Já no âmbito litúrgico, ele afirma existir poucos padres para a evangelização. “É preciso mais pessoas dispostas a assumir a missão, mas hoje o número é pequeno para isto”, comenta. 
Ao povo paraense, padre Teodoro diz: “A mensagem que eu deixo para todos é amiga e de um irmão, porque o bispo é chamado a ser um pai e um pastor de seu rebanho, mas também um amigo. Deixo também minha saudação fraterna e calorosa a todos, e também àqueles que não comungam com a nossa fé. Uma mensagem de esperança e confiança de que juntos iremos realizar a missão que o senhor nos confia, e estou feliz por fazer parte desta família arquidiocesana, e peço a bênção de Deus para todos e as orações de vocês para que eu possa realizar bem o trabalho. E que Deus abençoe copiosamente todos que nos acompanham e estão firmes na missão”.

Sagração e Posse:
A sagração episcopal será no dia 8 de maio, em Cabo Verde, terra natal de padre Teodoro Tavares. O pedido para a celebração no país foi feito por ele. O Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, já confirmou presença.
A posse em Belém está marcada para o dia de Corpus Christi, 23 de junho. Nesse período de cerca de três meses, a partir da data de nomeação, o novo bispo auxiliar se prepara para se desligar das atividades pastorais. Padre Teodoro, há poucos meses, está radicado no instituto Immaculate Heart of Mary Rectory, no Estado de Rhode Island, Estados Unidos.


Fonte: Voz de Nazaré

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...