terça-feira, 12 de junho de 2012

Necrológio à Frei Elias de Cologno al Serio

Egídio Baldelli, de família humilde e devota, era natural de Cologno al Serio (Bérgamo - Itália). Combateu na Segunda Grande Guerra, testemunhando os conflitos, sendo inclusive feito prisioneiro em Campo de Concentração. Sensível aos apelos do Senhor, pouco após o fim do conflito, partiu em 1946 para a missão dos Capuchinhos no norte do Brasil, santificada pelo suor e sangue de tantos missionários ceifados pela malária, lepra, trucidados pelos índios ou abatidos pelo cansaço de uma vida doada. 

“Estudante tardio para uma época que se ingressava no Seminário Seráfico em média aos 12 anos” como definia sua primeira etapa formativa, concluiu seus estudos em Parnaíba, e foi ordenado sacerdote em 08 de dezembro de 1953. Enviado ao Pará, foi desobrigante (Missionário itinerante encarregado de “desobrigar” os fiéis do preceito pascal) nas capelas do interior das paróquias de Igarapé-Miri, Bujarú e Abaeté; Vigário da Paróquia S. Pedro e S. Paulo no Guamá e grande incentivador da “Obra de S. Pedro e S. Paulo” (Posteriormente Colégio Madre Zariffe). 

Após idas e vindas, ei-lo novamente em 1997 no Convento de Belém. Uma figura encurvada pelos anos, com um habito surrado, andando pelas ruas de S. Brás por vezes com o capucho sobre a cabeça para proteger-se do sol, visitando os seus doentes nos hospitais Ophir Loyola, Barros Barreto ou em suas residências, confessando, levando santa unção e comunhão. Apóstolo do confessionário, estimado por doutos e humildes, dos ilustres do Clero Paraense, das Religiosas e Seminaristas, das zeladoras do Apostolado da Oração, dos Irmãos das Ordem Terceira, dos coroinhas e das crianças do catecismo. 

Passou os últimos dois anos de sua vida se preparando para o encontro com a irmã morte “da qual homem algum pode escapar”. De maneira silenciosa, continuou atender os penitentes em sua própria cela. Alguns dias antes de sua morte expressou o pedido de permanecer no Convento e morrer entre seus frades. Assistido por frei Ângelo e demais confrades, entregou sua alma a Deus e partiu, sereno, para encontrar Àquele que buscou por toda sua vida em 07 de junho de 2012, Solenidade do Corpo de Deus.

por Rudá Melo

Frei Elias em missão - Amarante (MA)

Frei Elias no Convento de Belém
Santa Missa Exequial, oficiada por D. Vicente Zico, CM e concelebrada por um grande número de sacerdotes capuchinhos e diocesanos.
Cortejo fúnebre saindo da Igreja de São Francisco de Assis

Revm. Pe. Frei Deusivan Conceição, ministro provincial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...