quarta-feira, 29 de junho de 2011

As mídias sociais a serviço da Formação e Informação Cristã


Caríssimos colegas, irmãos e irmãs. Paz e Bem!

Muito me alegra participar desta semana de comemoração de um ano de criação do blog “Ministrare et dare animam suam”, o blog dos Servidores do Altar da Arquidiocese de Belém.
Como estudante de curso técnico de comunicação social e apaixonado como sou por tal meio, fiquei feliz em ser lembrado, para compartilhar com todos minhas singelas opiniões sobre o uso dos meios de comunicação na nossa amada Igreja.
Pra início de conversa, é bom passearmos um pouco na história da comunicação da Igreja, devido ser um tema amplo, vou me restringir à comunicação na Arquidiocese de Belém...
Em meados de 1913, foi fundado pelo padre barnabita, Florence Dubois, a Voz de Nazaré, que a princípio, seria um jornal informativo vinculado à Basílica e Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré. Tudo estava indo muito bem, até que o oitavo Arcebispo, Dom Vicente Joaquim Zico, cria em 14 de Dezembro a Fundação Rádio Nazaré, porém é só em Maio de 1996 que a Rádio Nazaré, depois de reconhecida e munida do direito de ir ao ar, é inaugurada e começa a evangelizar pelas ondas sonoras. Resumindo tudo, depois em 2000 vem a TV Nazaré, e em 2003, Dom Vicente traz para Fundação Nazaré o jornal Voz de Nazaré que era antes somente da Basílica. Sendo assim, hoje se analisarmos, nossa Arquidiocese é referência em todo o Brasil no que diz respeito à comunicação social.
Mas vamos ao que interessa... Depois dessa viagem ao tempo, com o intuito de obter conhecimento sobre a Igreja de Belém e a Comunicação, chegamos ao século XXI, onde é perceptível a Revolução tecnológica que o mundo passa. Correios, retratos, sms's, computadores, já não estão mais na moda... Tudo passa a ser por e-mail, msn, orkut, facebook, twitter, etc.
E aí lhe pergunto, poderia a Igreja “parar no tempo”?! A Igreja, esposa de Cristo, não poderia deixar de fazer o que seu esposo faria se fisicamente estivesse na terra.
Fico imaginando Jesus usando nossas mídias, falando de Deus por twetts e recados. Mas a Esposa sabe agradar seu esposo, e assim usa dos meios atuais para a evangelização, e a Igreja vê nesses meios tanta importância, que na Solenidade da Ascensão do Senhor, é também comemorado o Dia Mundial das Comunicações Sociais.
Hoje nossa Arquidiocese tem um site, alguns movimentos, paróquias, grupos, também. Porém acho que no ramo de formação religiosa, o “Ministrare et darem animam suam” é referência pra muitos!
É cada vez mais comum vermos (arqui) dioceses, congregações religiosas, comunidades de vida e aliança se fazerem presentes nesta aldeia global, porém não é tão comum vermos blog's dos Servidores do Altar, principalmente voltados para a formação e informação destes.
Vejo que o Conselho Arquidiocesano é muito feliz em promover esta comunicação. Nesta semana festiva, sem dúvida, brota no peito de cada um deles a gratidão a Deus e aos fiéis Servidores do Altar desta porção do povo de Deus, na Arquidiocese de Belém-PA.
Sei também do esforço que eles tem para manter este canal. Me sinto feliz em muitas vezes ajudar também no que posso.
Enfim, nesse festejo de um ano de Criação deste prodigioso blog, quero exaltar primeiramente ao Senhor, porque sei que essa obra é fruto do repouso de seu Espírito sobre aqueles que o idealizaram. Depois saúdo com grande carinho, aos que zelam por esse blog, e digo que sempre procurem ser referencial a todos os Servidores do Altar do Brasil e do mundo, mas para isso é preciso responsabilidade para saber serem instrumentos da Voz do Senhor através deste blog.


_____________________
Autor: Leonardo Lopes Monteiro - Acadêmico de Ciências da Religião, Estudante de Comunicação Social, Servidor do Altar e coordenador dos grupo de Coroinhas, na Paróquia Coração Eucarístico de Jesus (Região São João Batista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...