quinta-feira, 30 de junho de 2011

Novos Arcebispos brasileiros

.: O Pálio :.

O pálio entregue aos arcebispos tem estes significados sugestivos: um laço estreito de união com o Papa, Pastor universal visível do rebanho, e de fidelidade ao seu Magistério na Igreja. Foi Pedro, de fato, que recebeu de Jesus o encargo de 'apascentar minhas ovelhas'.
O pálio ainda é sinal do encargo pastoral entregue aos bispos; Jesus Cristo associa a si, neste suave jugo, os pastores postos à frente de cada uma das Igrejas particulares. É um ‘peso de amor’, também dito ‘ofício de caridade’ (amoris officium), que os bispos devem exercer em nome de Cristo.
O pálio é um sinal distintivo da responsabilidade própria do arcebispo metropolita no âmbito de sua província eclesiástica, na qual ele poderá usá-lo durante as celebrações da Liturgia. De fato, o Direito da Igreja reserva algumas funções próprias ao arcebispo metropolita, em função da unidade da fé e da viabilização da disciplina eclesiástica.
Quando um arcebispo é transferido para outra arquidiocese, ele recebe novamente o pálio, conforme prescreve o cânon 473 § 3 do Código de Direito Canônico. “Como o pálio indica o poder de que está revestido o metropolita na própria província, trocando de província, recebe novo pálio, para identificar o poder naquela província nova”, 
Sobre o uso do pálio, diz o cânon 437 § 2º do código de direito canônico: “De acordo com as leis litúrgicas, o metropolita pode usar o pálio em qualquer igreja da província eclesiástica a que preside, mas não fora desta, nem mesmo com o consentimento do bispo diocesano”.

Tu es Petrus et super hanc petram aedificabo ecclesiam meam...


.: Novos Arcebispos :.


Dom Pedro Brito Guimarães
Arcebispo de Palmas


Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger
Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil


Dom Jacinto Bergmann
Arcebispo de Pelotas


Dom Hélio Adelar Rubert
Arcebispo de Santa Maria


Dom Pedro Ercílio Simon
Arcebispo de Passo Fundo


Dom Dimas Lara Barbosa
Arcebispo de Campo Grande


Dom Sérgio da Rocha
Arcebispo de Brasília


Texto [original]: Sua Exc. Revmª. Dom Hugo Cavalcanti
Fotos: Fotografia Felici

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...