quarta-feira, 4 de abril de 2012

Hinos - Improperia "Popule Meus"


O Improperia são uma série de antífonas e respostas, expressando o protesto de Jesus Cristo com o Seu povo. Eles também são conhecidos como a "censura". Na liturgia católica que são cantadas como parte do cumprimento da Paixão, na Ação Litúrgica da tarde da sexta-feira santa. O Improperia aparece no Pontificale de Prudêncio (846-61) e, gradualmente, entrou em uso em toda a Europa nos séculos XI e XII, até ser finalmente incorporado no Ordo romano no século XIV.


Meus Popule, quid tibi feci? Aut em quo constristavi te? Responde mihi.

Quia eduxi te de terra aegypti: parasti Crucem Salvatori tuo.

Hagios o Theos.

Sanctus Deus.

Hagios Ischyros.

Sanctus Fortis.

Hagios Athanatos, eleison Hymas.

Sanctus Immortalis, miserere nobis.


Ego propter te flagellavi Ægyptum cum suis primogenitis: et tu me flagellatum tradidisti.

Meus Popule, quid tibi feci? Aut em quo constristavi te? Responde mihi.

Ego te eduxi de Ægypto, demerso Pharaone em mare rubrum: et tu me tradidisti principibus sacerdotum.

Meus Popule, quid tibi feci? Aut em quo constristavi te? Responde mihi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...