sábado, 4 de maio de 2013

Solenidade de Ascensão do Senhor



A Solenidade da Ascensão do Senhor, diz São Bernardo, “É a consumação, a coroa das outras solenidades e o termo glorioso da jornada terrestre do filho de Deus”. 

Durante quarenta dias, permanecera Jesus no mundo para fortalecer os seus discípulos na fé e os preparar para a vinda do Espírito Santo. Mas soou, enfim, a hora de se despedir dos que ele muito amava. Ainda que de despedida, essa hora era de grande alegria para o mestre e seus discípulos, e para humanidade inteira, porque Jesus triunfou. Terminaram as humilhações, os sofrimentos, a coroa de espinhos se converte em coroa de honra. A cruz ignominiosa, em trono de Glória. Alegramo-nos porque o salvador subiu ao céu para ali preparar-nos um lugar. Porque junto do trono de seu pai, Jesus continua a interceder por nós e a cumpria a missão de mediador entre Deus e os homens. Alegramo-nos ainda hoje porque a subida é o penhor da descida do Espírito Santo “Se eu não for, o Espírito Santos não virá a vós”. Alegramo-nos, finalmente, porque este mesmo Jesus que hoje se esconde aos nossos olhares sob os véus sacramentais, descerá uma dia, em toda a sua majestade e poder, para julgar os vivos e os mortos, e então os nossos olhos arrebatados contemplarão sua santa humanidade, sem receio, para sempre afastado de nova separação.

Ordinário da Santa Missa da Ascensão do Senhor:

Antífona da entrada: Homens da Galiléia, por que estais admirados, olhando para o céu? Este Jesus há de voltar do mesmo modo que o vistes subir, aleluia! (At 1,11) 

Oração do dia 

Ó Deus todo-poderoso, a ascensão do vosso filho, já é nossa vitória. Fazei-nos exultar de alegria e fervorosa ação de graças, pois, membros de seu corpo, somos chamados na esperança a participar da sua glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 

Sobre as oferendas 

Ó Deus, nós vos apresentamos este sacrifício para celebrar a admirável ascensão do vosso filho. Concedei, por esta comunhão de dons entre o céu e a terra, que nos elevemos com ele até a pátria celeste. Por Cristo, nosso Senhor. 

Antífona da comunhão: Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos, aleluia! (Mt 28,20) 

Depois da comunhão 

Deus eterno e todo-poderoso, que nos concedeis conviver na terra com as realidades do céu, fazei que nossos corações se voltem para o alto, onde está junto de vós a nossa humanidade. Por Cristo, nosso Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...