sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Paróquia São Francisco das Ilhas - Cotijuba, faz crescer a evangelização nas Ilhas de Belém

Com tempo bom são quarenta minutos de barco até lá. Ou quase 25 km de distância saindo de Belém. É a ilha de Cotijuba, distrito de Outeiro, uma das 38 ilhas que justificam o título "Belém, cidade das águas". Logo na chegada os visitantes são lembrados da história que marcava a ilha. As ruínas do "Educandário Nogueira de Faria" recordam os estigmas de ilha presídio, para onde eram enviados menores infratores e presos políticos. Agora é diferente e será mais ainda, especialmente após o domingo (16), dia em que todos foram convidados a entender que "onde se acha o Espírito do Senhor aí existe a liberdade" (2Cor 3,17). A data foi marcada pela criação e instalação da mais uma Paróquia da Arquidiocese de Belém, a Paróquia de São Francisco das Ilhas.
Chegada de Dom Alberto

As ruínas do "Educandário Nogueira de Faria"


São Francisco das Ilhas será, ao lado da Paróquia de Nossa Senhora de Conceição das Ilhas, responsável por ser a presença viva da Igreja nas ilhas de Belém. O novo pároco será o padre José Reinaldo Ferreira, um mineiro, recentemente ordenado pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa. O vigário paroquial será o padre José Edmundo Santiago. "A vida nos dá uma nova missão, acredito que a gente tem que estar firme, Deus tem que nos capacitar. Vamos estar sempre unidos ao povo de Cotijuba, eu e Padre José Edmundo, estaremos aqui a serviço da Arquidiocese de Belém, para poder realizar o trabalho de evangelização. Acredito que para administrar uma vida de paróquia nova necessitamos da ajuda das pessoas ao nosso redor. Sei que em uma realidade nova, muitas vezes não é fácil, mas Deus nos capacita, nos encoraja e nos fortalece", explica o novo pároco padre José Reinaldo.


Para o Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, a nova paróquia traz maior abrangência para a evangelização. "A Paróquia São Francisco de Assis das Ilhas é resultado da sensibilidade pastoral, especialmente do padre Jonas e do Padre Luiz que estavam responsáveis por todas as ilhas, e eles mostraram a Arquidiocese, a região pastoral São João Batista e ao Arcebispo a necessidade vinda da dimensão missionária que eles vivem com muita intensidade de que aqui se criasse mais uma paróquia". O Arcebispo explica ainda que a intenção é ser presença em todas as ilhas. "Depois de eu ter visitado todas as 38 ilhas da Arquidiocese para conhecer a realidade, o povo, a situação pastoral, hoje nós temos essa alegria de instalar a nova paróquia. Teremos então duas paróquias para as ilhas com quatro sacerdotes totalmente dedicados a ação pastoral nessas duas paróquias e em cada uma das ilhas. Se Deus quiser será possível na nossa Arquidiocese que todas as ilhas tenham um atendimento praticamente todos os meses. Eu desejo que essa Paróquia de São Francisco das Ilhas realize a sua missão de ser casa de Deus".

ACOLHIDA

A celebração solene de criação e instalação da paróquia e de posse do novo pároco, padre José Reinaldo Ferreira, e do novo vigário paroquial, padre José Edmundo Santiago, reuniu fiéis não apenas de Cotijuba, onde fica a Igreja Matriz, mas de todas as comunidades que farão parte da nova Paróquia. Pessoas como a paroquiana Graça da Silva (54), da Comunidade de Santa Luzia, a dona de casa, levava um cartaz agradecendo pela chegada dos novos padres e pela presença de Dom Alberto Taveira Corrêa. "A nova Paróquia vai trazer muitos benefícios porque tudo aqui é difícil, agora sendo Paróquia as outras comunidades terão mais apoio. Isso vai nos unir cada vez mais, com nossos padres aqui eles falarão por nós", revela.
Durante a homilia o Arcebispo de Belém lembrou que o sonho de ser Paróquia começou nos moradores. "A Paróquia é a casa de Deus em um determinado lugar, é construída com muitas mãos, com muitos corações, é feita de sonhos e o desejo de uma presença mais estável da Igreja, que há muito tempo existe no coração dos moradores das ilhas, foi o primeiro material que Deus usou na construção da Paróquia". Dom Alberto fez questão de enfatizar que a Paróquia é feita essencialmente de pessoas. "Todos que estamos aqui somos pedras vivas na construção da Igreja, que junto com os padres, farão a vida paroquial. Os padres vão formar a Paróquia em três direções, para ser comunidade de fé, de oração e de amor. Vocês têm que chegar aqui e descobrir nessa paróquia pessoas que encontrem o Evangelho e se convertam. A Paróquia tem que fazer as pessoas irem atraz de Jesus".
E se depender da comunidade a missão está aceita. "Para nós ser Paróquia é um sonho que está se tornando realidade, foram muitos anos de trabalho, de luta, começamos com pequenos passos. No que depender do povo católico nós estamos empenhados, já sentamos, já conversamos, os padres terão todo o nosso apoio, dentro das nossas possibilidades, das nossas condições, não vai faltar apoio", garante Maria Iracema Carvalho, paroquiana que a quinze anos atua na comunidade.



Fonte: Voz de Nazaré
Fotos: Arquivo pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...