terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Sobre a Igreja - Missa: Centro da Vida da Igreja

Liturgia é simultaneamente a meta para a qual se encaminha a ação da Igreja e a fonte de onde emana toda a sua força. (SC 10)

Na última postagem desta nossa coluna "Sobre a Igreja", tratamos acerca da importância dos sacramentos na vida da Igreja, colocamos em maior relevo o "sacramento dos sacramentos", isto é, a Eucaristia. Deste modo, em nossas próximas postagens abordaremos temas relacionados a Santa Missa.

Iniciemos vislumbrando a Santa Missa enquanto centro da vida da Igreja, para começo de conversa devemos nos lembrar de um tema já por nós discutido, a Igreja como o Corpo Místico de Cristo, vimos que como um corpo há necessidade de algo que o alimente, algo que o nutra, esta função é exercida pelos sacramentos e de modo particular e especial pela eucaristia, de fato “no santíssimo sacramento da Eucaristia estão ‘contidos verdadeiramente, realmente e substancialmente o Corpo e o Sangue juntamente com a alma e a divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo e, por conseguinte, o Cristo todo’ . ‘Esta presença chama-se 'real' não por exclusão, como se as outras não fossem 'reais', mas por antonomásia, porque é substancial e porque por ela Cristo, Deus e homem, se toma presente completo.’”[1].

Outro aspecto importante acerca da eucaristia é sua dimensão de unidade, de fato somos muitos e muito diferentes um dos outros, por outro lado nos sentamos lado a lado para partilhar do mesmo pão e da mesma refeição, “através da partilha, cria-se comunhão. No pão repartido, o Senhor distribui-se a si próprio”[2] é este pão que alimenta e nos dá força na caminhada, notamos aqui a dimensão católica própria da Igreja, de fato nossa religião está espalhada por toda a terra, por outro lado o pão que é partido do outro lado do orbe é o mesmo que aqui partilhamos, como se todos os habitantes da terra sentassem ao redor da mesma mesa e dela se nutrissem para cumprir sua missão de cristãos.

Deste modo vemos que a eucaristia é também um ponto de partida, ora em todas as atividades que fazemos precisamos antes de mais nada de alimento, e o alimento do nosso peregrinar ao céu é a Eucaristia, é a eucaristia que nos nutre e nos fortalece na caminhada pelas veredas do senhor, é a eucaristia que nos santifica pois nos tornamos um com aquele que morreu por nós a fim de nos santificar, de tal modo que “a Eucaristia é Cristo que se dá a nós, edificando-nos continuamente como seu corpo”[3], sendo assim a eucaristia é também o cume da nossa vida de cristão, afinal é para ele que caminhamos e se nossa caminhada é empreendida com retidão cumprimos a vontade que Deus tem para cada um de nós e glorificamos deste modo a ele.

E por fim o último ponto a se salientar é a Eucaristia enquanto prefiguração do céu, de fato caminhamos para algo maior do que nossa vida aqui na terra, somos “estrangeiros e peregrinos “ (1 Pd 2, 11) para uma realidade perfeita e eterna, deste modo a eucaristia é como nosso referencial pois “o banquete eucarístico é uma antecipação real do banquete final”[4] que partilharemos no céu na presença de Deus e de seus santos.

_____________

Notas

[1] CIC, 1374.
[2] Bento XVI, Homilia da Santa Missa em Coena Domini, 2009.
[3] Bento XVI, Exortação Apostólica Sacramentum Caritatis, 14.
[4] Ibidem, 31.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...