sábado, 27 de novembro de 2010

Mensagem para o Advento 2010

MARANATAH – VEM SENHOR! 
EIS AI O ADVENTO, TEMPO DE VIGILÂNCIA!

Queridos Servidores do Altar! 

A Igreja inicia solenemente nas primeiras vésperas do Domingo, o Advento Santo do Senhor, que é um tempo novo em que a Igreja nos convida para prepararmos os nossos corações para o Santo Natal. Na divina Liturgia ressoa o convite para anunciar a feliz notícia, “Maranatah – Vem Senhor!”. Tal antífona anuncia a todos os nossos corações a esperança que renova nossa vida e nos possibilita horizontes de uma vida em plenitude, nos apresenta a luz que ilumina os nossos caminhos, que aquece os nossos corações e nos abre ao amor de Deus e ao nosso próximo. “O Senhor vos faça crescer e abundar na caridade uns para com os outros e para com todos” (1 Tes 3,12).
A palavra Advento vem do latim “Adventus”, que significa “vinda”, i. é, “Aquele que há de Vir”. Em que consiste, então, a vinda do Senhor? Quando o Santo Padre nos convoca em grande Vigília para celebrar a vida nascente – NASCITURO – Você jovem que serve o altar, é chamado a abraçar essa causa de defender a vida – desde a concepção até a morte natural – e assim revestido dessa responsabilidade vinda do apelo do Santo Padre o Advento passará a ter um sentido maior em nossa vida. Portanto prepararemos o Santo Natal do menino de Belém de Judá, olhando os meninos de Belém do Pará e vendo neles o Cristo, apoiando e acolhendo a vida que surge com pujança e defendendo a vida acima de tudo.
Caminhemos nesse tempo favorável do Advento olhando para o nascimento de Cristo, atualizando e encarnando-O em nossa realidade, tornando-O presente no meio de nós. Caríssimos Servidores do Altar de nossa Arquidiocese de Belém estejam vigilantes e atentos para a vinda do Cristo, nas vossas casas, na sua intimidade, e o mais importante em vossos corações.
Cristo, Ele já veio. Encarnou-se em nosso meio, viveu num lugar concreto, e transformou a nossa história e a nossa vida. Hoje você é convidado não mais como os magos e os pastores a adorar Jesus menino na gruta de Belém, mas adorá-lo vivo e presente na eucaristia, que diariamente é consagrado pelas mãos dos sacerdotes. Olhemos para esta realidade e meditemos o Cristo que quer vir a nossa casa, como foi na casa de Zaquel, Ele quer manifestar seu amor e fazer algo novo em sua vida, preparemo-nos, portanto para esta visita tão ilustre que deseja habitar o mais intimo do nosso coração.
O Advento é um tempo propicio à mudança, para que renovados no espírito nos preparemos para a última vinda do Senhor, pois Ele há-de vir em sua Glória, no final dos tempos. O Advento é um tempo favorável para a redescoberta de uma esperança não vaga nem ilusória, mas certa e confiável, porque está "ancorada" em Cristo, Deus feito homem, rochedo da nossa salvação e é com esta confiança que se construiu o agora, mas caros Servidores do Altar olhemos para o futuro com olhos de esperança; com os olhos de Deus!
“VEM SENHOR JESUS”! Vem!  Para compreendermos o significado profundo destas palavras e para que possamos olhar a Augusta Soberana e Santíssima Virgem Maria a Mãe de Deus e nossa, Ela que realizou de modo único e singular a vinda do Senhor, pois trouxe no seio o Filho do Homem!

 "Quando chegou a plenitude dos tempos,
Deus enviou o Seu Filho,
nascido de uma mulher" (Gl 4,4).

Maria a Mãe do Meu Senhor, que traz Jesus Menino, o Cristo-Deus nos braços ou no Coração como nos diz São Marcelino Champagnat! Vem Maria caminhar conosco e nos apontar o caminho da salvação. Neste tempo do Advento que nos prepara para a grande celebração do nascimento do Príncipe da Paz!  Cristo e Senhor!  Com a Virgem Maria de Nazaré, aprendamos a contemplar o Cristo e adorá-lo, com Ela vamos ao presépio, pois Ela nos conduz ao Cristo e apresenta-o ao mundo.
Maria Santíssima nos dá o Cristo e nos encaminha ao mundo de hoje, para que possamos defender e respeitar a vida, e exemplo de Maria que foi toda obediente ao Pai, sejamos também obedientes aos nossos pais que nos educam e aos nossos pastores que nos edificam na fé, e assim possais viver e anunciar o Cristo em casa, na escola, na sociedade e na vida de todos os nossos irmãos em Cristo.

Neste tempo favorável a oração, rezemos: “MARANATAH – VEM SENHOR JESUS, VEM!

Fraternalmente em Cristo:


Padre Wiremberg José Silva
Assistente Espiritual dos Servidores do Altar da Arquidiocese de Belém

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...