quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Comemoração dos fiéis defuntos


No último dia 2 de novembro, Sua Excelência Reverendíssima Dom Alberto Taveira – Arcebispo de Belém – Presidiu na Catedral Metropolitana de Belém, a Santa Missa em Comemoração a todos os Fiéis defuntos.
O convite à oração feito por nossa Mãe Igreja fundamenta-se na realidade da “comunhão dos santos”, onde pela solidariedade espiritual dos que estão inseridos no Corpo Místico de Cristo, pelo Sacramento do Batismo, oferecem preces, sacrifícios e Missas pelas almas do Purgatório.

Lacrimosa dia de lágrimas,
aquele em que o homem pecador renasce
de sua cinza para ser julgado.
Tende, pois, piedade dele, Deus.
Ó piíssimo Jesus, ó Senhor,
concedei- lhe o repouso eterno.
Amém.



Dom Alberto de casula preta e mitra simples

A Palavra do Senhor confirma esta Tradição pois “santo e piedoso o seu pensamento; e foi essa a razão por que mandou que se celebrasse pelos mortos um sacrifício expiatório, para que fossem absolvidos de seu pecado” (2 Mc 2, 45). Assim é salutar lembrarmos neste dia, que“a Igreja denomina Purgatório esta purificação final dos eleitos, que é completamente distinta do castigo dos condenados” (Catecismo da Igreja Católica).


Diáconos usando dalmáticas preta

Em sua homilia, Dom Alberto ressaltou um trecho da Ave-Maria – “Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte.” – onde ao rezar afirmamos as nossas únicas certeza o “AGORA”, ou seja, o “HOJE” e a “MORTE”, onde contemplaremos a face de Cristo.


Após a oração depois da comunhão, Dom Alberto Taveira, visitou o Túmulo de Dom Alberto Gaudêncio Ramos – VII Arcebispo de Belém – Que descansa nos Umbrais da eternidade, ao lado do altar lateral de Nossa Senhora da Graça.



Memorial dos Arcebispos de Belém já falecidos

Como podemos notar o uso da cor preta não foi abolido, o rito romano sempre utilizou o preto nas celebrações exéquias. Usar o preto deixa mais claro a distinção entre a Quaresma e o dia de finados, p. ex., a mensagem transmitida pelo Arcebispo com sua casula negra e mitra simples e dos Diáconos com suas dalmáticas negras é impactante. Não é de símbolos que o homem moderno precisa para a nova evangelização ser eficaz?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...