quarta-feira, 6 de abril de 2011
Voz de Nazaré - Jovens aprendem a servir e celebrar a Liturgia
Entender para melhor servir e celebrar a Liturgia da Igreja. Este é o motivo pelo qual 85 jovens da Arquidiocese estão se reunindo periodicamente para a chamada Escola Arquidiocesana de Cerimoniários (EACE). A escola tem a duração de um ano e está na sua quarta edição. As aulas acontecem sempre em um final de semana de cada mês.
De acordo com o diácono Roberto Cavalli, o papel do cerimoniário é "ajudar a manter uma serenidade na Liturgia". Segundo ele, hoje é muito comum erros na celebração litúrgica, e o cerimoniário "se aperfeiçoa para servir melhor a sua comunidade".
A promoção do evento é do Conselho Arquidiocesano do Servidores do Altar, que abrange a coordenação geral e as coordenações das regiões episcopais. As aulas são ministradas geralmente aos sábados pela tarde e aos domingos de manhã, sempre no Centro Monsenhor Geraldo Menezes, na Paróquia da Santíssima Trindade. Entre os ministrantes convidados para este ano, estão Dom Alberto Taveira, que ministrará aula sobre "Espiritualidade Litúrgica", monsenhor Raimundo Possidônio, Padre Wiremberg Silva, que também é diretor espiritual dos Servidores do Altar da Arquidiocese.
Para o coordenador geral do Conselho, Mário Ribeiro, o objetivo principal da Escola de Cerimoniários é "integrar nossas liturgias às exigencias das normas da igreja e a garantia de sua dignidade".
Um dos participantes desta edição da escola é Rodrigo Moura, de 16 anos. Ele é da Paróquia São Vicente de Paulo, no PAAR, e há seis anos é Servidor do Altar. Ele conta que participa da escola por "achar bonito o trabalho do cerimoniário, e ao surgir a oportunidade do curso, por indicação do pároco, padre Nildo Dias". Ele diz que aceitou com alegria a tarefa.
As próximas aulas neste semestre serão nos dias 9 e 10/04; 14 e 15/05; 29/05; 11/06 e 25 e 26/06.
Colaboração: Leonardo Lopes
Fonte: Jornal Voz de Nazaré (Arquidiocese de Belém) - Ano XCVII Nº 452 (Belém, de 1 a 7 de abril de 2011)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário